top of page
  • redacao680

Brasil tem mais templos religiosos do que hospitais e escolas juntos, aponta Censo

IBGE engloba igrejas, templos, sinagogas e terreiros, de todas as religiões

Novos dados do Censo 2022 divulgados nesta sexta-feira (2) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o Brasil tem mais estabelecimentos religiosos do que o total somado de instituições de ensino e de saúde. Em média, 286 igrejas para cada 100 mil habitantes do país.


Pela primeira vez, o IBGE mapeou todas as coordenadas geográficas e os tipos de edificações que compõem os 111 milhões de endereços do Brasil cadastrados durante a pesquisa. O Censo entende como estabelecimento religioso igrejas, templos, sinagogas e terreiros, por exemplo, de todas as religiões.


- Estabelecimentos religiosos (igrejas, templos e outros): 579,7 mil - 286 para cada 100 mil habitantes

- Estabelecimento de ensino (escolas, creches, universidades): 264,4 mil - 130 para cada 100 mil habitantes

- Estabelecimento de saúde (hospitais, clínicas, pronto socorro): 247,5 mil - 122 para cada 100 mil habitantes.


A Região Norte é a que concentra a maior relação entre o número de estabelecimentos religiosos e o total da população. Do lado oposto, a região Sul é a que tem a menor relação entre o número de igrejas e a população.


Demais tipos de endereço

A grande maioria dos endereços do Brasil é formada por domicílios particulares, ou seja, casas e apartamentos. Em segundo lugar, estão os estabelecimentos comerciais com "outras finalidades", como comércio, prédios culturais ou públicos.

bottom of page