top of page
  • EnfoqueMS

Zeca pede reforma de unidades que prestam atendimento em saúde aos povos indígenas


Preocupado com as condições de unidades que prestam atendimento em saúde à população indígena, o deputado estadual Zeca do PT acionou o Governo Federal nesta terça-feira (12) solicitando reformas no polo-base do DSEI (Departamento Sanitário Especial Indígena) situado em Miranda, e também na Unidade Básica de Saúde Indígena Panduí, que fica em Amambai.


Atendendo a pedido de lideranças indígenas de Miranda, Zeca afirma que o polo-base do DSEI no município encontra-se em situações precárias. “É urgente que seja realizada a reforma do prédio. O fato do polo-base estar em condições precárias dificulta o atendimento à população indígena da região, algo que merece total atenção do Ministério da Saúde e, especialmente, da Secretaria de Saúde Indígena”, justifica Zeca do PT.


Já o pedido de reforma da Unidade Básica de Saúde Indígena Panduí chegou ao parlamentar através de indicação do vereador Tato Souza (PT), de Amambai. “Essa unidade atende cerca de 3 mil indígenas das aldeias de toda a região e sua estrutura conta com pequenas salas e apenas um banheiro para os servidores e pacientes. Além disso, durante épocas chuvosas, o posto de saúde fica completamente inundado, causando enormes transtornos aos profissionais e pessoas que necessitam de atendimentos”, argumenta Zeca.


Os pedidos do deputado estadual Zeca do PT foram encaminhados ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, à ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima, e ao secretário especial de saúde indígena, Ricardo Weibe Nascimento Costa.

Comments


bottom of page