top of page
  • redacao680

Saúde realiza mais de 220 mil atendimentos na atenção básica

Ações e investimentos do Governo Municipal refletem em mais de 220 mil atendimentos em 2023, marcando uma transformação significativa na saúde da população


O compromisso prioritário do Governo de Nova Andradina com a saúde da população é evidenciado por avanços significativos na atenção básica, fundamentados em investimentos estratégicos e capacitação dos servidores. Porta de entrada e centro articulador do acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS), as unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF), desempenham um papel crucial nesse progresso.


Atualmente, Nova Andradina conta com 12 unidades de ESF estrategicamente implantadas em diferentes regiões, promovendo um atendimento mais abrangente. No ano de 2023, o município alcançou uma marca notável de 229.172 atendimentos na Atenção Primária. O balanço anual destaca 82.574 atendimentos médicos, 19.924 atendimentos odontológicos e 126.674 visitas domiciliares realizadas por agentes comunitários de saúde.


Em uma análise mais detalhada, foram 1.906 consultas domiciliares com médicos, 25.454 consultas de enfermagem, além de 164.987 procedimentos, dentre curativos (1.702), exames citopatológicos (1.632), administração de medicamentos (4.730), aferição de pressão arterial (55.779), entre outros.


O prefeito Gilberto Garcia destaca que os números refletem o compromisso da gestão em fornecer serviços de saúde de qualidade à população, priorizando a atenção preventiva e a promoção do bem-estar. “Estamos dedicados a fortalecer ainda mais nosso sistema de saúde, garantindo que os cidadãos tenham acesso a cuidados abrangentes e eficazes", ressaltou.


O secretário municipal de Saúde, Hernandes Ortiz, avalia o saldo de 2023 como uma transformação notável no setor. "Atingir esse marco de mais de 220 mil atendimentos nas unidades da Atenção Primária é extremamente significativo, demonstrando não apenas o empenho de toda a equipe das ESF, mas de toda a Secretaria de Saúde. Nosso compromisso principal é com a população, melhorando a qualidade dos serviços para atender bem a todos. Esse dado reflete que nossos usuários procuram cada vez mais as unidades de saúde para cuidarem de forma preventiva, e isso é gratificante", afirmou Ortiz.

Comments


bottom of page