top of page
  • EnfoqueMS

Renato Câmara pede doação à Associação dos Agricultores Familiares Triângulo de Sidrolândia


O vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Renato Câmara (MDB) apresentou, durante a sessão plenária de hoje (25-10), duas distintas Indicações solicitando a doação de um caminhão e de um trator acompanhado de grade aradora para atender a Associação dos Agricultores Familiares do Assentamento Triângulo, localizada no município de Sidrolândia.


As Indicações foram endereçadas ao governador do Estado Eduardo Riedel, ao diretor-presidente da AGRAER Washington Willeman de Souza e ao deputado federal Vander Loubet. “Estes pleitos nós recebemos da Câmara Municipal de Sidrolândia através dos ofícios nºs 49 e 90/2023, ambos de autoria do vereador Adavilton Brandão, que, respectivamente solicitam a doação deste caminhão, do trator e grade aradora para atender as atividades de produção da Associação dos Agricultores Familiares do Assentamento Triângulo”, justifica Renato Câmara.


Ao fazer a defesa das reivindicações, o deputado apontou que o Assentamento Triângulo é formado por 38 famílias de agricultores familiares, dedicadas à produção de uma variedade de alimentos, tais como pitaia, laranja, limão, peixes, colorau, mandioca, entre outros. A comunidade dedica-se à agricultura sustentável, contribuindo significativamente para o fornecimento de alimentos frescos e saudáveis na região.


“É importante ressaltar que o caminhão desempenhará um papel fundamental no transporte e escoamento da produção. Atualmente, muitos produtores enfrentam desafios ao tentar levar seus produtos ao mercado, o que muitas vezes resulta em atrasos ou mesmo perdas. Com o caminhão, será possível garantir que os produtos cheguem frescos e em tempo hábil aos pontos de venda, fortalecendo a cadeia produtiva local e gerando mais renda para as famílias envolvidas”.


“Já o trator, como máquina agrícola fundamental, é uma ferramenta que potencializa e otimiza os trabalhos no campo, tornando a preparação do solo, o plantio e demais atividades mais ágeis e eficientes. Atualmente, muitas das operações realizadas em nosso assentamento são manuais ou dependem de ferramentas rudimentares, o que demanda um esforço físico elevado dos agricultores e, consequentemente, limita a área de cultivo e a produção. O referido equipamento trator permitirá não apenas uma preparação do solo mais uniforme e apropriada, mas também uma gestão de terras mais sustentável”.


Renato Câmara acrescenta que, “dessa forma, a doação de um trator acompanhado de grade representa não apenas uma ferramenta de trabalho, mas uma oportunidade de transformação para os agricultores do Assentamento Triângulo, que poderá ampliar a capacidade produtiva, gerar mais empregos locais, portanto, reduzirá o esforço manual dos agricultores e, principalmente, garantirá o fornecimento de uma quantidade ainda maior de alimentos frescos e de qualidade para a comunidade”.


Finalizando suas considerações, o deputado Renato destacou que a concessão dos equipamentos solicitados além de otimizar a produção, também expandirá os horizontes econômicos destas famílias, fortalecendo ainda mais o papel da associação na comunidade e contribuindo para o crescimento sustentável da região.

Commentaires


bottom of page