top of page
  • PMNA

Prefeitura e Conselho da Pessoa com Deficiência abrem inscrições para Conferência Municipal

O encontro será realizado no próximo dia 13 de setembro, no Conviver; inscrições para receber materiais informativos vão até quarta-feira

A prefeitura de Nova Andradina, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência - CMDPD, convida a população a participar da 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência com tema: "CENÁRIO ATUAL E FUTURO NA IMPLEMENTAÇÃO DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: CONSTRUINDO UM BRASIL MAIS INCLUSIVO".


A 2ª Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência, será realizada no próximo dia 13 de setembro, no Centro de Convivência do Idoso, localizado na Rua da Saudade nº126, Bairro Capilé, e deverá contar com a presença da Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência de Mato Grosso do Sul, Telma Prado Matos.


A Conferência é um espaço para a participação ampla e democrática, que têm como objetivo reunir representantes do governo e da sociedade civil para mapear os principais desafios e decidir as prioridades para tais políticas.


Os debates devem ser estruturados em torno de cinco eixos temáticos:

– Estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurando a participação das pessoas com deficiência;

– Garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada;

– Financiamento da promoção de direitos da pessoa com deficiência;

– Cidadania e Acessibilidade e;

– Os desafios para a comunicação universal.


O Brasil possui uma emblemática trajetória de luta em defesa dos direitos humanos com a valorização da dignidade humana, a igualdade de oportunidades, a participação cidadã, o combate à discriminação, a não violência e a construção da paz.


É importante salientar a importância do processo conferencial, dado o papel fundamental na construção, implementação e promoção das políticas públicas, tendo como compromisso e finalidade a ampla participação social, garantindo o protagonismo dos representantes do governo e da sociedade civil para mapear e elaborar estratégias de modo a combater às desigualdades e a todos os tipos de discriminação.


As inscrições devem ser feitas com antecedência, principalmente para quem necessita do material da Conferência em formato especial. Segue abaixo a programação do evento e a ficha de pré-credenciamento que deverá ser entregue até o dia 6 de setembro de 2023.

Comments


bottom of page