top of page
  • PMB

PNAB: escuta pública em Batayporã mostra engajamento dos agentes culturais



Foto: Maicon Araújo – Prefeitura de Batayporã.

Na última terça-feira (21), o Conselho Municipal de Cultura e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel) de Batayporã realizaram Escuta Pública para debater as ações e diretrizes relacionadas ao uso dos recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) no município.

O evento ocorreu na sede do projeto Conviver e contou com a presença de diversos artistas e agentes culturais representando segmentos como a dança, as artes cênicas, música, circo, artesanato, linguagens urbanas, a exemplo do hip hop, entre outros, e do secretário municipal de Administração, Finanças e Planejamento, Gabriel Boffo.

A mesa de trabalho foi composta pela titular da Secel, Fernanda Scarlat, pela presidente do Conselho de Cultura, Edna da Silva, presidente da Casa do Artesão, Rosimeire Bernadete dos Santos, pela presidente do Centro de Memória Jindrich Trachta, Leonida do Amaral Trachta da Silva, pela coordenadora do Conviver, Ilda Almeida, e pelas diretoras das escolas Braz Sinigáglia e Shiozo Takahashi, respectivamente, Gláucia Bravim e Maria Aparecida Miranda. A noite ainda contou com diversas apresentações culturais de artistas locais.

A titular da Secel, Fernanda Scarlat, enfatizou que o processo de escuta foi fundamental para orientar a aplicação dos recursos oriundos da PNAB no município. “Houve a abertura para ampla participação. Todas as pessoas presentes tiveram a oportunidade de se manifestar. Além disso, os questionários de mapeamento foram outra ferramenta importante”, comentou.

Conforme avaliou a equipe de trabalho, a promoção de mais oficinas culturais e festivais com premiações por meio de chamamentos públicos foram algumas das pautas mais destacadas durante a escuta. “É claro que as próximas ações não incluirão apenas esses tópicos, mas é bom identificarmos as prioridades elencadas por quem está diretamente envolvido com a área”, complementou.

PNAB

Neste ano, Batayporã foi contemplada pela PNAB pela segunda vez. Conforme explica o Ministério da Cultura, a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), instituída pela Lei nº 14.399, de 08 de julho de 2022, tem como objetivo fomentar a cultura nacionalmente ao apoiar todos os Estados, o Distrito Federal e os Municípios brasileiros, durante 5 anos, com início em 2023.


Comments


bottom of page