Ei, Qual é a sua marca?
O que as pessoas respondem quando alguém pergunta a elas sobre você?
E a questão mais interessante: O que você gostaria que elas dissessem?
Antes de seguir com esta leitura, já adianto que esse não é um daqueles textos sobre dicas mágicas que vão te tornar o comunicador milionário do século.
Não, não opero milagres.
Mas, amigo, com certeza esse texto pode ajudar a torná-lo uma pessoa mais encantadora e um melhor "comunicador".
"Mas Angela, eu não trabalho com comunicação, não tenho que me preocupar com isso".
Aham! Você que pensa.
Melhorar sua comunicação não só pode, como vai abrir muitas portas. Não estou falando apenas dos ambientes profissionais, mas também do cotidiano, com os relacionamentos por exemplo.
Eu aposto que você já teve uma discussão com alguém um dia e no final ficou se martirizando, pensando: "Eu poderia ter dito isso, poderia ter dito aquilo. Caramba, eu tinha um argumento melhor".
Não estou te estimulando a melhorar seus argumentos em uma discussão, afinal, se fosse um bom comunicador, nem precisaria começá-las.
A boa comunicação te torna interessante, te aproxima de pessoas, o torna uma pessoa sedutora, que com certeza é bem-vinda em qualquer lugar.
Antes de continuar, mais uma pergunta:
Como você tem abordado as pessoas no dia-a-dia?
Um bom dia/tarde/noite é um começo, mas não é suficiente.
Você sabe, por exemplo, o nome da recepcionista do seu trabalho? Do atendente que serviu seu café na padaria de manhã? Do porteiro?
Pois bem, é uma excelente primeira abordagem para iniciar uma boa comunicação.
As pessoas adoram ser chamadas pelo nome, isso mostra que elas são lembradas e transmite uma mensagem muito forte de que você se importa.
Chamar as pessoas pelo nome, olhar nos olhos e ter um aperto de mão firme não te deixarão mais passar despercebido.
Mas não vale ser cordial só com quem pode te oferecer alguma vantagem, ok?! Isso tem outro nome, é puxa-saquismo!
Tratar o CEO de um jeito e o porteiro de outro, só demonstra que ainda se tem muito a aprender sobre valores, respeito e também sobre uma boa comunicação.
Preste atenção nesses detalhes e com certeza as mudanças vão começar a acontecer para você.
Vou te contar algo muito interessante agora:
As pessoas lembram de nós pelas marcas que deixamos quando passamos pela vida delas.
Isso diz respeito, especialmente, sobre a maneira como elas foram tratadas.
No mundo corporativo por exemplo, um colaborador que é muito bom na função que desempenha, mas não sabe se relacionar com a equipe, provavelmente não será a primeira opção para uma promoção.
As funções de gestão, normalmente são ocupadas por líderes. Eles não precisam dominar todas as tarefas, afinal, eles podem construir uma equipe eficiente, no entanto, a comunicação (boa comunicação) é o que fará esse líder ter sucesso nessa missão.
Preste atenção, um departamento, empresa ou time liderado por uma pessoa com uma comunicação ruim, adoece. Esse líder não é motivador, não consegue transmitir uma mensagem eficiente e está condenado a perder os bons "jogadores" num piscar de olhos. (Isso se não perder o posto antes).
Esses líderes são como elefantes em árvores - Se não foi a tempestade que levou, alguém colocou lá. Acontece.
Bom... Continuando aqui.
Vou um pouco além. A comunicação é (especialmente nessa era) uma das principais ferramentas para o sucesso.
Se você tiver uma boa comunicação, se destaca, gera interesse. As pessoas querem ficar perto de você, e é exatamente por isso que as portas se abrem em diversos setores da vida.
Se eu puder te dar um conselho de ouro para iniciar uma boa comunicação é: aprenda a prestar atenção no outro.
Olhe nos olhos, de bom dia, pergunte o nome (e não esqueça, repita o nome da pessoa enquanto estiverem conversando).
Lembra da pergunta lá em cima:
"O que as pessoas respondem quando alguém pergunta a elas sobre você? "
Nesse ponto do texto é a hora de mudá-la para:
"O que eu gostaria que as pessoas dissessem quando perguntam sobre mim?"
Tenho uma boa notícia! Você pode começar a construir essa resposta a partir de já.
Ao longo das próximas edições vamos conversar bastante sobre esses temas, e claro, trazer aquelas dicas de comunicação que vocês gostam (que de fato, não operam milagres, mas te ajudam a ser um comunicador mais eficiente e atraente para o seu público).
Até nosso próximo encontro.
Por Ângela Schafer, comunicadora.
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