top of page
  • PMNA

Nova Andradina Debate desenvolvimento urbano na 7ª conferência municipal das cidades



Divulgação

O desenvolvimento urbano de Nova Andradina foi debatido nesta quinta-feira (20) durante a 7ª Conferência Municipal das Cidades. O evento, que reuniu autoridades, especialistas e a comunidade, elegeu os delegados que representarão o município na Conferência Estadual das Cidades e promoveu um importante debate sobre temas relacionados ao desenvolvimento sustentável da cidade.

A abertura contou com a presença do prefeito Gilberto Garcia acompanhado da primeira-dama Joana Darc, secretário de Finanças e Gestão, Nelson Custódio; diretor da Agência Municipal de Habitação (AgehNova), Emerson Nantes, além do conselheiro Estadual das Cidades e representante da Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul (Agehab), Eder Felipe Souza Lima; presidente da Câmara, Leandro Fedossi, e das vereadoras Cida Valdez, Gabriela Delgado e Márcia Lobo.

O Prefeito ressaltou a importância do debate para democratizar o planejamento urbano de Nova Andradina. “Essa conferência é essencial para que saiam sugestões viáveis para o desenvolvimento do município. É a garantia da participação social na construção de políticas públicas, integrando sociedade civil e governo na perspectiva da consolidação da democracia participativa”, afirmou Gilberto Garcia.

O Diretor da AgehNova endossou a fala do prefeito, afirmando que o evento permite a participação da sociedade civil organizada em eixos estruturantes como mobilidade urbana, habitação, regularização fundiária e saneamento, democratizando o processo de planejamento urbano do município.

Após a abertura foram iniciados os debates, com palestras sobre Mobilidade Urbana, ministrada pelo secretário de Infraestrutura, Júlio César Castro Marques, e sobre o tema central da conferência “Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, conduzida por Eder Lima

Na sequência, foram discutidos os eixos temáticos: Plano Plurianial 2024-2027 para os principais setores urbanos - Habitação e Regularização Fundiária, Saneamento Básico e Mobilidade Urbana; Gestão Estratégica e Financiamento e Grandes Temas Transversais – Sustentabilidade Ambiental e Emergência Climática. Os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar suas visões e propor soluções para os desafios enfrentados pela cidade.

A eleição dos delegados foi um dos pontos altos do evento, garantindo que Nova Andradina tenha uma voz ativa na 7ª Conferência Estadual das Cidades. Estes delegados serão responsáveis por levar as demandas e propostas locais para o encontro estadual, contribuindo para a formulação de políticas públicas que atendam às necessidades do município.

O evento proporcionou um espaço de diálogo entre os diferentes setores da sociedade, ressaltando a importância da participação cidadã na construção de um futuro mais sustentável e inclusivo para Nova Andradina.


Comments


bottom of page