top of page
  • Indoor Brasil

Número de declarações de IR pré-preenchidas já supera o de 2022

Dos quase 13 milhões de entregas realizadas, mais de 2,8 milhões (22%) utilizaram do instrumento, mostra Receita Federal

 

Dos mais de 13 milhões de contribuintes que entregaram a declaração do Imposto de Renda, mais 2,86 milhões (22%) optaram pelo modelo pré-preenchido, de acordo com números da Receita Federal atualizados até a tarde desta quinta-feira (13).


O total parcial equivale a um valor superior a todas as mais de 2,77 milhões de entregas feitas a partir do facilitador do Fisco no ano passado, o equivalente a 7,6% de todos 36,4 milhões de documentos enviados. Em 2021, apenas 1% dos acertos de conta com o Leão tiveram o auxílio do modelo pré-preenchido.


O número parcial é pouco inferior à expectativa da Receita Federal de receber um em cada quatro documentos (25%) produzidos com o auxílio do modelo. “Com os avanços dos bancos de dados e da tecnologia, foi possível trazer muito mais informações”, afirma Ricardo Ribeiro Junior, supervisor do Fisco.


Até o momento, a meta projetada só é atingida nos estados de Roraima, Santa Catarina e Tocantins, todos com 25% das declarações entregues a partir do documento pré-preenchido. No Distrito Federal (30%) e no exterior (31%), o percentual supera a projeção.


Ribeiro cita a declaração o modelo de preenchimento como um instrumento para facilitar a vida dos contribuintes. “A pré-preenchida já traz as informações do ano passado. Além disso, tem os dados do plano de saúde e outras despesas”, reforça o supervisor da Receita.


Neste ano, a opção pela declaração pré-preenchida, assim como a solicitação do recebimento via Pix (desde que a chave seja o CPF do contribuinte), será considerado prioritário para o recebimento da restituição.

Commentaires


bottom of page