top of page
  • Top Mídia News

MS está entre os sete estados que Lula não visitou desde que tomou posse

Ele viaja de olho nas eleições municipais deste ano

Mato Grosso do Sul está entre os sete estados do País que Lula (PT) ainda não pôs os pés desde que iniciou o terceiro mandato. O presidente inicia, nesta quinta-feira (17), série de viagens de olho nas eleições municipais deste ano. 


Conforme a Folha de São Paulo, depois de muitas viagens internacionais (15 em 24 países), o petista vai fazer um ‘’giro doméstico’’ começando no Nordeste – Bahia – estado já visitado por ele. Na sequência vêm Pernambuco e Ceará, considerados os ''bastiões eleitorais'' do partido.


O objetivo é fortalecer o partido para as eleições municipais e barrar avanço de bolsonaristas. Em 2020 a sigla não elegeu um prefeito de capital sequer. Lula vai cumprir agendas oficiais na ‘’turnê’’. 


Os três primeiros compromissos envolvem militares, sendo na Bahia e Pernambuco e Ceará, onde também estará nesta quinta-feira. Na sequência, disseram fontes ao jornal paulista, Lula deve visitar Minas Gerais e Santa Catarina, locais onde não fora até agora. MG é governado por um possível adversário nas urnas em 2026, Romeu Zema (Novo), um dos motivos da visita. 


Em março Lula pisa no Piauí, onde teve o recorde de votos para presidente, com 76,8%. 


Críticas

Ainda segundo a Folha, o presidente foi criticado por priorizar o cenário internacional no primeiro ano de mandato. Ele foi cobrado também por não visitar estados palco de catástrofes naturais, como as enchentes do Rio Grande do Sul. 


O levantamento feito pelo jornal diz que o presidente ainda não deu o ar da graça no Acre, Alagoas, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins. Por outro lado, segue a Folha, o petista esteve cinco vezes em três estados: Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia.


"Viajei muito para o exterior em 2023, mas ano que vem quem tiver com saudade do Lulinha se prepare, porque eu e a Janja vamos percorrer esse país’’, prometeu Lula durante live feita no Natal. 

Kommentare


bottom of page