A Escola Estadual Marechal Rondon, de Nova Andradina, promoveu na última semana, o Festival de Xadrez Prodesc (Programa MS Desporto Escolar). O evento, organizado pela professora de Educação Física Fernanda Nunes, reuniu alunos dos 6º e 9º anos do Ensino Fundamental do turno vespertino.
A iniciativa teve como objetivo incentivar a prática do xadrez no ambiente escolar, identificar novos talentos e contribuir para o desenvolvimento do raciocínio lógico e matemático dos estudantes.
O festival faz parte das ações do Prodesc, que busca aliar atividades esportivas ao aprendizado acadêmico. Para participar, os professores aptos submetem propostas conforme edital da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul). No caso, o Festival de Xadrez integra as iniciativas submetidas pela escola ao programa.
"Buscamos trabalhar com uma visão integral da Educação Física. Os jogos de raciocínio potencializam o desenvolvimento cognitivo, motor e socioemocional dos alunos. Eles estimulam habilidades como pensamento estratégico, resolução de problemas, tomada de decisão e cooperação, além de unir mente e corpo em atividades que promovem engajamento e aprendizagem ativa", explicou a professora Fernanda.
A modalidade do xadrez tem se tornado popular no colégio. "Felizmente, os estudantes têm se interessado, tanto é, que já estamos no IV festival. É gratificante ver que o incentivo tem dado resultado", finalizou a docente.
Comments