top of page
  • redacao680

Homem contrai bactéria desconhecida pela ciência após levar mordida de gato

Paciente só se livrou da bactéria após ser medicado com três tipos diferentes de antibióticos

Um homem inglês, de 48 anos, acabou desenvolvendo uma infecção por uma bactéria que, até então, era completamente desconhecida pela ciência após ser mordido por um gato de rua no Reino Unido.


O caso foi descrito pelos médicos que trataram o homem em um artigo publicado na revista Emerging Infectious Diseases.


O paciente só procurou ajuda médica cerca de oito horas após ser atacado pelo gato de rua, e apresentava uma série de mordidas nos dedos de ambas as mãos, no antebraço direito e nas costas da mão esquerda.


Os ferimentos dos pacientes foram limpos, mas mesmo assim a reação alérgica permaneceu nas horas seguintes, com um forte inchaço presente nos locais, o que chamou atenção dos médicos.


Somente após se medicar com três antibióticos orais combinados que o paciente conseguiu eliminar a bactéria de seu corpo. Perplexos, os médicos coletaram amostras de sangue e de tecido para entender o motivo do paciente ter tido essa reação.


Quando os resultados das análises saíram, os médicos foram pegos de surpresa ao descobrirem que ele havia contraído uma bactéria desconhecida até o momento,

O patógeno em questão pertencia ao gênero Globicatella, o mesmo que causa formas raras de doenças como a meningite, a pielonefrite - uma espécie de inflamação dos rins - e infecções urinárias.


“As bactérias do gênero Globicatella são um grupo pequeno. A Globicatella sanguinis era a única espécie conhecida capaz de provocar infecção humana. A G. sulfidifaciens era a única outra espécie conhecida do gênero, mas ela não causa infecção em humanos. A nova espécie de Globicatella provoca extensa infecção de tecidos e compromete a imunidade”, diz o artigo.

Commentaires


bottom of page