Em intervalo de duas horas, temperatura despencou de 30ºC para 19ºC em Campo Grande
Com um dia de sol e outro de chuva, a instabilidade climática persiste em Mato Grosso do Sul. Nesta quarta-feira (13), vários municípios registraram quedas significativas nas temperaturas, que chegaram a 12,3 °C em Aral Moreira, enquanto no lado oposto do Estado, as temperaturas permanecem elevadas, com picos de 39º C em Paranaíba.
Em Campo Grande as temperaturas caíram drasticamente, às 11h os termômetros marcavam 30°C, cerca de 2h depois o vento e a chuva derrubaram as temperaturas a 19,3°C.
‘Dois MS em um’
Na região Sudoeste do Estado, a cidade de Aral Moreira teve uma queda de mais de 10°C e as temperaturas chegaram a 12,8°C. Também foram registradas quedas bruscas de temperaturas nas cidades de
Enquanto os municípios da região Pantaneira e Sudoeste registraram quedas acentuadas nas temperaturas, do outro lado do Estado as altas temperaturas persistem, em Paranaíba os termômetros marcaram 39°C enquanto Três Lagoas registrou um pico de 37,8°C.
Diversas condições meteorológicas favorecem os extremos índices nas temperaturas, como o avanço de uma frente fria aliada a transporte de calor e umidade e um sistema de baixa pressão no Paraguai, conforme explica a meteorologista do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), Valesca Fernandes.
"Entre segunda (11) e terça-feira (12), a previsão indica tempo estável, com sol e variação de nebulosidade devido à atuação de um sistema de alta pressão atmosférica. Nesses dias iremos enfrentar temperaturas com valores próximos a 41°C. Entre terça e quinta-feira (14) tempo instável, com chuvas de intensidade fraca a moderada, localmente tempestades com eventual queda de granizo”.
Alerta indica mais tempestades
Além do frio, a chuva e os ventos fortes devem permanecer causando prejuízos em Mato Grosso do Sul. Na manhã desta quarta-feira, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu dois alertas de tempestade para diversos municípios. O aviso é vigente até às 10h desta quinta-feira (14).
O alerta, de nível laranja, é valido para 27 cidades e indica chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos de 60 a 100 km/h. Há ainda o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Já o alerta de nível amarelo apontam chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo em 55 municípios do Estado.
Entre as cidades em alerta está Corumbá, que foi gravemente afetada pelo temporal registrado nesta terça-feira, resultando na trágica morte de uma criança, casas destelhadas e diversos danos.
Para evitar incidentes, a Defesa Civil orienta a população a não se abrigar debaixo de árvores em caso de rajadas de vento, devido aos riscos de descargas elétricas. Também é recomendável não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, além de evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante tempestades e ventos fortes.
Comments