top of page
  • Sato Comunicação

Exponantec 2025 acontecerá nos dias 23, 24 e 25 de abril




Em 2024, a Exponantec, realizada pelo Sindicato Rural de Nova Andradina, movimentou 30% em volume de negócios do que em sua primeira edição, quando foram computados R$ 30 milhões. A próxima edição, que será em 2025, já tem data para acontecer. Será de 23 a 25 de abril de 2025. O presidente do Sindicato Rural de Nova Andradina, Marcus Vinícius Godoy Junior, acredita nesta modalidade de eventos, quando fica mais fácil atrair o produtor rural e, consequentemente, as empresas que querem chegar a esse público. “Vamos investir mais na parte de palestras. O tatersal teve uma melhora estrutural, mas para 2025, a ideia é trazer temas mais focados na necessidade do produtor.”, adianta.

O número de visitantes na edição deste ano foi de 1,2 mil pessoas nos três dias do evento. Estiveram na feira 14 empresas e instituições expondo seus produtos e serviços e, cerca de oito entidades parceiras. O evento teve o patrocínio do Governo de MS, do Senar/MS e da Usina Santa Helena e contou com a parceria da Prefeitura Municipal de Nova Andradina,  Instituto Federal de MS, Universidade Federal de MS e a Agraer.

Conforme  o organizador de eventos, Eder Rocha de Souza, a ideia é trazer novos expositores e ampliar o formato de negociação. “A ideia é ampliar a área de exposição e trazer uma oferta maior de produtos e serviços com as novas tecnologias para os produtores que estarão no evento”, planeja.

Há pelo menos 10 anos, Nova Andradina tem passado por transformações econômicas. Antes com uma matriz econômica focada na pecuária de corte, a região tem diversificado sua produção. Nova Andradina, na safra 2020/2021, foi  segundo maior município a ampliar sua área plantada, com 12 mil hectares, atrás apenas de Ponta Porã, com 15 mil hectares, conforme os levantamentos do projeto  SIGA/MS (Sistemas de Informações Geográficas do Agronegócio de MS).

Na safra 2022/2023, a área plantada de soja voltou a crescer no município. Conforme os dados do SIGA/MS, o aumento em relação à safra anterior foi de 6,71 mil ha, com área plantada de 48.321,91 hectares, enquanto que na safra 2021/22 o plantio foi de 41.609,62 ha, um aumento de 16,13% Mas o que mais chama a atenção é o crescimento da produção. Na última safra, os produtores de Nova Andradina colheram 152.409,97 toneladas de soja, enquanto na anterior esse número foi de 60.442,13 toneladas, um crescimento de  152,16%.

Organizado pelo Sindicato Rural de Nova Andradina, que carrega consigo a experiência de 40 Exposições Agropecuárias, o evento será gratuito, e com foco exclusivamente em aspectos técnicos. Sem shows, apresentações musicais ou comercialização de bebidas alcoólicas, a Exponantec busca consolidar-se como um espaço dedicado à disseminação de conhecimento e inovação no setor.

Comentarios


bottom of page