A Prefeitura de Batayporã, por meio das secretarias municipais de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e de Obras, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente (Sodeta), promoveu na última quarta-feira (5), em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o encerramento da campanha Lacre da Amizade. A ação é uma das estratégias de educação ambiental desenvolvidas por ambas as pastas na Rede Municipal de Ensino.
No total, as escolas Benedita Figueiró de Oliveira, Anízio Teixeira da Silva (polo e extensão) e Shiozo Takahashi arrecadaram 288.95 kg de lacres de alumínio ao longo de 2023, com o objetivo de incentivar a reciclagem e conciliar a educação financeira.
Os lacres foram trocados, proporcionalmente à arrecadação de cada aluno, por moedas próprias das escolas - Anteca, Benteca e Shioteca - um "dinheirinho" especial utilizado em compras dos estudantes, que puderam optar por brinquedos e guloseimas durante feiras escolares.
O desempenho de cada escola e dos alunos que mais arrecadaram lacres foi reconhecido durante solenidade com direito à apresentações culturais e à presença de representantes locais. Na ocasião, também foi lançada a campanha 2024.
"Esse projeto é muito importante. Ele não se resume à arrecadação. Os professores trabalham diversas atividades com foco na educação ambiental ao longo do ano todo. A campanha é apenas um incentivo a mais, uma culminância. Além disso, conseguimos aliar a educação financeira. Temos tido tanto êxito, que já são três edições consecutivas", destacou a titular da Secel, Fernanda Scarlat.
O secretário da Sodeta, Renan Bom, comentou a parceria no projeto. "O meio ambiente precisa de um olhar integrado. Pensar em questões como sustentabilidade e preservação é uma responsabilidade compartilhada por toda a sociedade. Agradeço pela parceria da Secel, por meio dos professores, diretores, coordenadores e dos estudantes. Cada ação desenvolvida com as crianças ajuda a criar essa consciência e contribui para práticas de cidadania", complementou o gestor.
Commenti