Nos últimos dois dias, engenheiros do Governo do Estado passaram por curso de capacitação sobre o uso do pavimento rígido de concreto em rodovias. Em evento realizado na terça (31) e quarta-feira (1º), os participantes atualizaram seus conhecimentos em técnicas que utilizam o cimento como matéria principal para a pavimentação de estradas.
“Estamos preparando nossa equipe para que possamos trazer essa modernidade para o Mato Grosso do Sul. O pavimento rígido feito a partir do concreto é uma modernidade que o governador Eduardo Riedel vai trazer para o Estado. A ideia é usar essa técnica principalmente nas regiões produtivas onde existe um movimento maior de caminhões e cargas pesadas”, explicou o secretário Hélio Peluffo, da Seilog (Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística).
Os participantes do curso debateram sobre a competitividade, a execução e o dimensionamento do pavimento de concreto. Também aprofundaram seus conhecimentos em manutenção proativa com maior delegação de riscos e responsabilidades ao setor privado; licitação com contratação integrada; e o uso das técnicas whitetopping e blacktopping, entre outros temas.
O curso foi ministrado por representantes da ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland) e contou com a participação de integrantes do DER-PR (Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná). A organização ficou por conta da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos de Mato Grosso do Sul) e da Seilog.
Comparado com o pavimento flexível, aquele feito de asfalto, o pavimento rígido de concreto, que utiliza o cimento, tem maior durabilidade e gera economia aos cofres públicos, conforme destacou o gerente regional Centro-Oeste da ABCP, Fernando Crosara. “O pavimento de concreto praticamente livra os órgãos públicos de manutenção (com a rodovia), que chega a ser um décimo do que o asfalto proporciona. Dificilmente dá buraco no concreto. No Brasil, temos pavimento desse tipo com mais de 60 anos”, pontuou.
Além de Crosara, ministraram o curso outros dois engenheiros da ABCP, Waldir Belisário, da Área de Mercado, e Fernão Paes Leme, do segmento de Projetos. As aulas contaram com participação do diretor-presidente do DER-PR, Fernando Furiatti Saboia, e de seu assessor, Alexandre Castro Fernandes, que é professor convidado do INBEC (Instituto Brasileiro de Educação Continuada).
A abertura na terça-feira contou com a participação dos secretário da Seilog, Hélio Peluffo e Mirna Estela Torres (adjunta), do diretor-presidente da Agesul, Mauro Azambuja Rondon, e da chefe de gabinete da Secretaria de Infraestrutura, Luana Ruiz.
Comments