top of page
  • Sato Comunicação

Em sua segunda edição, Exponantec 2024 traz expositores e crédito facilitado para os produtores Rurais




Com três bancos participando da Exponantec 2024 – Banco do Brasil, Cooperativa de Crédito Sicoob e o Sicredi, a compra de maquinários agrícolas deve ser facilitada na feira técnica que começa no dia 17 de abril e segue até dia 19, no Sindicato Rural de Nova Andradina. Eles prometem trazer taxas atrativas focadas para fechamento de novas aquisições durante o evento que se tornou sinônimo de negócio para a agropecuária de Nova Andradina e região.

Em 2023, a Exponantec angariou o apoio de aproximadamente 20 parceiros, entre patrocinadores e expositores, alcançando a marca de 1,2 mil visitantes ao longo de três dias. O volume de negócios movimentados atingiu a expressiva marca de R$30 milhões. Este ano, a meta é que o volume de negócios chegue aos R$40 milhões.

Há algum tempo, a região passa por transformações econômicas. Nova Andradina, na safra 2020/2021, foi  segundo maior município a ampliar sua área plantada, com 12 mil hectares, atrás apenas de Ponta Porã, com 15 mil hectares, conforme os levantamentos do projeto  SIGA/MS (Sistemas de Informações Geográficas do Agronegócio de MS).

Na safra 2022/2023, a área plantada de soja voltou a crescer no município. Conforme os dados do SIGA/MS, o aumento em relação à safra anterior foi de 6,71 mil ha, com área plantada de 48.321,91 hectares, enquanto que na safra 2021/22 o plantio foi de 41.609,62 ha, um aumento de 16,13% Mas o que mais chama a atenção é o crescimento da produção. Na última safra, os produtores de Nova Andradina colheram 152.409,97 toneladas de soja, enquanto na anterior esse número foi de 60.442,13 toneladas, um crescimento de  152,16%.

Organizado pelo Sindicato Rural de Nova Andradina, que carrega consigo a experiência de 40 Exposições Agropecuárias, o evento será gratuito, e com foco exclusivamente em aspectos técnicos. Sem shows, apresentações musicais ou comercialização de bebidas alcoólicas, a Exponantec busca consolidar-se como um espaço dedicado à disseminação de conhecimento e inovação no setor.

Esta edição conta com 10 expositores é organizada pela empresa Sato Comunicação, entre os expositores estão a Cooperativa de Crédito Sicredi, a Grandourados, o Sicoob, o Banco do Brasil, a Mega Tecnologia, a Ciarama que representa a John Deere, a Casa Agrícola, a Imobiliária Aroeira, a Divale, a Alvorada e o Sistema Famasul. A Exponantec tem o patrocínio do Senar/MS, da Usina Santa Helena e do Governo de Mato Grosso do Sul com o apoio da Prefeitura de Nova Andradina, Instituto Federal de MS, Universidade Federal de MS e a Agraer.

Programação de Palestras:

Funcionamento da feira: das 8 às 17 horas

Dia 17 de abril

8 horas – Abertura da Feira

9 horas – Cerimônia de Abertura da Exponantec 2024

13h30 às 14h30  – Palestra 1: Aumento da eficiência produtiva: uso de inteligência artificial no

controle de pragas e doenças na plantação de soja e milho

Palestrantes: 

  • Cleyton Goulart – Diretor/Presidente do Instituto de Pesquisa e Inovação em Inteligência Artificial de Mato Grosso do Sul

  • Tiago Calves Nunes – Doutor em Agronomia (Produção Vegetal)(2019) com área de concentração em Sistemas de Produção e linha de pesquisa em Genética, Melhoramento Vegetal e Propagação de Plantas pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.

15 às 16 horas – Palestra 2: Efeitos da atividade de besouros rola-bosta (Coleoptera: Scarabaeinae) em sistemas de produção agropecuária

Palestrantes:

  • Prof. Dr. César Murilo de Albuquerque Correa (professor da UEMS)

Dia 18 de abril

8h- Abertura da Feira

8h30 – Vitrine Tecnológica Apicultura – Entressafra manejos e cuidados

9h30 – Cuidados com apiários com a presença do Aethina tumida

10h30 – Do Pastejo Contínuo ao Ultradenso, qual o melhor sistema para minha propriedade?

11h30h – Como ajustar os custos da bovinocultura de corte conforme meu sistema produtivo?

13h30 às 14h30 Processamento de Imagem Multiespectral aplicado ao Agronegócio 

Palestrante: Jader Lucas Perez

Dia 19 de abril

8 horas – Abertura da Feira

8h30 às 9h30 – Palestra: Olericultura e fruticultura com foco em melancia e abacaxi (IFMS/AGRAER)

Palestrantes: Dra. Daiane Cristina Sganzerla e Dr. Mateus Donegá

9h40 às 10h40 – Palestra: Empreendedorismo e inovação rural: estratégias para ampliar o seu potencial produtivo (LIGEM Lab – UFMS/AGRAER)

Palestrantes: Dra. Gislayne Goulart e Dra. Fernanda Évilin Lima

13h30 à 14h30 – Visita guiada aos stands da feira (AGRAER/IFMS/UFMS)

Comments


bottom of page