top of page
  • EnfoqueMS

Como reduzir conta de luz com essa onda de calor


Com a onde de calor que Mato Grosso do Sul passa neste fim de mês e que ainda enfrentará no mês de outubro, é necessário ter cuidados na hora de tentar amenizar o calor em casa para garantir um consumo consciente de energia e não ter aumento brusco da fatura de luz.


Ligar o aparelho de ar-condicionado para amenizar a onda de calor tem reflexos na conta de energia no fim do mês e no tanque de combustível. Porém, cuidados simples podem gerar economia.


O ideal é colocar a temperatura na opção 23ºC, segundo Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava). Desta desta maneira, o compressor consome menos energia e mantém o conforto.


Outra dica importante em relação ao ar-condicionado é manter as portas e janelas bem fechadas. Quanto mais isolado for o cômodo, mais rápido o ambiente vai chegar na temperatura exigida, e mais rapidamente o aparelho vai sair do modo de maior gasto de energia.


Além disso, aproveitar a luz natural e evitar deixar lâmpadas acesas durante o dia ajuda também a diminiuir o valor da fatura, principalmente na área externa da casa. À noite, é importante desligar as lâmpadas dos ambientes que não forem utilizados.


Sobre os eletrodomésticos, é importante retirá-los da tomada quando ninguém estiver usando, incluindo cabos de televisão e carregador de celular, que, geralmente, são esquecidos plugados na tomada.


Tanto para a geladeira, como também para o freezer, a dica é analisar se a borracha da porta não está desgastada. Se o desgaste for perceptível, a dica é trocar o quanto antes.

Para quem tem chuveiro elétrico, a dica é usar o aparelho no modo verão, ou até mesmo desligar qualquer tipo de aquecimento. Este ato pode fazer uma grande diferença na conta de luz no final do mês.


Outras dicas


Lista com outras dicas simples que podem ser seguidas pelos consumidores, e que podem fazer toda a diferença na conta de energia no final do mês. Veja a lista completa.

  1. Ao comprar novas lâmpadas, prefira as de LED, que são mais eficientes.

  2. Pinte paredes e tetos com cores claras. Elas refletem melhor a luz, diminuindo a necessidade de iluminação artificial.

  3. Evite acender lâmpadas durante o dia.

  4. Evite ligar o ferro elétrico nos horários em que muitos outros aparelhos estiverem ligados. Ele sobrecarrega a rede de energia elétrica.

  5. Não deixe o ferro elétrico ligado sem necessidade.

  6. As roupas mais delicadas devem ser passadas primeiro. Ao final, você pode desligar o ferro e aproveitar seu calor para passar roupas leves.

  7. Ao comprar geladeira ou freezer, observe se eles possuem o Selo Procel de Economia de Energia. Considere também as instruções da etiqueta laranja, que indicam o consumo médio mensal.

  8. A instalação da geladeira deve ser feita em local bem ventilado, evitando a proximidade com o fogão e com aquecedores ou áreas expostas ao sol. Deve haver um espaço mínimo de 20 cm dos lados, acima e no fundo, no caso de instalação entre armários e paredes.

  9. Não utilize a parte traseira do refrigerador para secar panos e roupas.

  10. Não forre as prateleiras da geladeira com plásticos ou vidros, pois isso dificulta a circulação interna do ar.

  11. Não desligue sua geladeira ou freezer à noite para ligá-los na manhã seguinte.

  12. Evite o uso do chuveiro entre 17h e 22h. Ele é um dos aparelhos que mais consome energia.

  13. Feche a torneira para se ensaboar.

  14. Não tente aproveitar uma resistência queimada. Isso acarreta aumento no consumo de energia e é perigoso.

  15. Utilize ar-condicionado que possua o selo Procel de Economia de Energia.

  16. Lave, de uma só vez, a quantidade máxima de roupa indicada pelo fabricante da máquina de lavar.

  17. Mantenha o filtro sempre limpo.

  18. Mantenha acionado o Energy Stay do seu computador, utilizando os recursos de economia de energia do monitor. Esse sistema desliga o monitor quando o computador não está sendo utilizado.

  19. Não deixe os acessórios do computador ligados sem necessidade.

Kommentare


bottom of page