top of page
  • Midiamax

Com redução de alagamentos, bombeiros de MS encerram segundo reforço no Rio Grande do Sul



Foto: (Reprodução)

A segunda equipe do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul enviada para reforçar as buscas e os resgates na cidade de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, deve encerrar sua atuação nesta quarta-feira (22), devido à redução dos alagamentos e pontos críticos após a enchente histórica.

O capitão Eduardo Tracz, comandante da segunda força-tarefa sul-mato-grossense que atuou na cidade gaúcha, explica que os militares estão trabalhando no bairro Santos Dumont, em São Leopoldo. Com a redução do volume de água, os moradores estão retornando para suas residências. Ainda há muito lixo, lama e algumas poças de água, que estão sendo removidos pela equipe de limpeza da prefeitura.

“A atuação agora é mais voltada para assistência humanitária. Existem pessoas que estão querendo voltar para suas casas, então, está sendo feita a distribuição de EPIs, como botas de borracha, itens de higiene pessoal e materiais de limpeza para a casa. As pessoas estão começando a voltar à normalidade, fazendo a limpeza. Há bastante animais mortos, mas a prefeitura está atuando com retroescavadeiras”, disse.

Nas imagens registradas pelos bombeiros, é possível ver a marca da enchente. Tracz relata que o nível alcançou cerca de 2,5 metros. Em outras regiões que ainda estão alagadas, bombas d’água estão sendo utilizadas para o escoamento. Também é perceptível a grande movimentação de pessoas retornando para suas residências.

“Dá para ver que as coisas estão voltando gradualmente. Ontem (21), a água estava naquela marcação do pilar, então hoje já baixou bastante rápido”.

Tracz ainda ressalta que o odor de matéria orgânica está forte. A Vigilância Sanitária tem fornecido orientações para evitar contaminações. Segundo a assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros, uma terceira equipe deve ser enviada nos próximos dias.

Além de São Leopoldo, a equipe de operação com cães, composta por três militares e a cadela Laika, está atuando em áreas de deslizamento em Roca Sales.

Comments


bottom of page