top of page
  • PMNA

Asfalto muda a cara das "antigas boiadeiras" do Argemiro Ortega

Comunidade comemora 1,1 km de trecho pavimentado; antigas boiadeiras, ruas Gracindo Abílio e Manoel Soares agora estão urbanizadas


O mês de setembro de 2023 ficará registrado na memória das comunidades dos bairros Argemiro Ortega, Bela Vista e Durval Andrade Filho, com a conclusão da pavimentação das antigas boiadeiras, agora, ruas urbanizadas, com rede de drenagem e aplicação da capa asfáltica concluídas, ações que compõem mais um empreendimento contratado pelo Governo do Estado, em benefício da população nova-andradinense.


O primeiro trecho de terra, da Rua Gracindo Abílio Lourenço, agora pavimentado, compreendia 650 metros de extensão, desde a Avenida Eulenir de Oliveira Lima no bairro Durval Andrade Filho, ligando a ruas do Bela Vista e terminando na Rua Manoel Soares, última rua do bairro Argemiro Ortega. Já o segundo trecho pavimentado, de 450 metros, na Rua Manoel Soares, inicia no encontro com a Gracindo Abílio Lourenço e conclui na altura da Rua Sérgio Tibúrcio dos Santos.


A urbanização destas vias sofreram uma série de percalços que atrasaram, consideravelmente, a execução das obras, que devido ao avanço das erosões na Fazenda São Domingos, desastre ambiental agravado entre 2020 e 2021, obrigou o poder público estadual, contratante da empreiteira, a atualizar os valores financeiros celebrados em contrato ainda no ano de 2019.


Bem-sucedidas, as obras de contenção das erosões nos últimos anos, permitiram a retomada da obra destes trechos urbanos, que nos próximos dias vão receber a última etapa no processo de urbanização, com a implantação das sinalizações de trânsito vertical e horizontal e o calçamento dos passeios públicos.


Na semana passada, o prefeito Gilberto Garcia esteve no local acompanhando a aplicação da capa asfáltica. Ao lado do secretário municipal de Infraestrutura, Júlio César Castro Marques, Garcia vistoriou o andamento das obras e conversou com moradores sobre os benefícios da pavimentação, garantindo ao contribuinte da região que a prefeitura não cobrará do munícipe a contribuição de melhorias.


"Ao finalizarmos esta obra, deverei voltar aqui para entregar este benefício aos moradores. Ainda na nossa campanha, fiz o compromisso de entregar esta pavimentação nas ruas Manoel Soares e Gracindo Abílio Lourenço, um feito que garante 100% das ruas destes bairros asfaltadas, isso sem cobrarmos da população, prática que suspendemos desde quando assumimos o governo municipal ainda em 2017", disse o prefeito.


Estas ações estão sendo executadas em convênio entre Estado, União (através da Caixa Econômica Federal) e Prefeitura, sendo empreitadas através de contrato firmado pela Agência Estadual de Empreendimentos e Gestão de Mato Grosso do Sul (Agesul), com recursos de R$660 mil do Governo Federal, conquistados por meio de emenda parlamentar da senadora Tereza Cristina, no período em que exercia mandato de deputada federal, somados aos valores financeiros de R$1,1 milhão do Governo do Estado.

Kommentit


bottom of page