top of page
  • Midiamax

Antes da próxima frente fria, MS tem calor acima da média e tempo seco até o final de abril



Foto: (Ana Laura Menegat, Midiamax)

Os dias de temperaturas amenas deram lugar a temperaturas acima da média para esta época do ano nos próximos dias e o mês de abril deve encerrar com mais um episódio de calor intenso e clima seco em uma parte do país. 

De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul), haverá elevação gradual das temperaturas nesta semana, aliada a baixa umidade relativa do ar, entre 25% e 45%. 

Essa previsão meteorológica ocorre por causa da “atuação de um sistema de alta pressão atmosférica, que favorece o tempo seco e também inibe a formação de nuvens e chuva em grande escala”, diz o Cemtec. 

No entanto, há chance de pancadas de chuvas e tempestades entre esta segunda-feira (22) e terça-feira (23), com destaque para as regiões noroeste e oeste de Mato Grosso do Sul, e nas regiões sul e sudeste do estado entre quarta (24) e quinta-feira (25). 

“Essas instabilidades ocorrem devido ao aquecimento diurno, aliado ao transporte de calor e umidade e atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai”, afirma o Cemtec. 

Já em relação às temperaturas, há previsão de temperatura mínima entre 20-22°C e máximas entre 32-36°C no estado. Os ventos atuam entre o quadrante leste e norte com valores entre 40-60 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h. 

Na análise do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), no entanto, as máximas podem chegar aos 40% em Mato Grosso do Sul nesta semana. 

Na região pantaneira, em Corumbá, os termômetros podem chegar aos 39°C nesta terça-feira. Já em Sonora, há previsão de máxima de 40°C na quinta-feira (25).

Tendência meteorológica

A partir do dia 30 de abril a meteorologia indica aproximação de uma frente fria que favorece chuvas e tempestades, com probabilidade de queda nas temperaturas após a passagem dessa frente fria principalmente nas regiões centro-sul, sudeste e sudoeste e oeste do estado.

Comments


bottom of page