top of page
  • EnfoqueMS

ALEMS aproxima estudantes para conhecimento do Poder Legislativo


“Entender o processo legislativo reforça o despertar da cidadania nos estudantes”. Foi assim que o professor de biologia, Clodoaldo dos Santos, definiu a visita institucional da Escola Estadual Manoel Guilherme dos Santos, de Itaquiraí, à Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), na manhã desta terça-feira (24).

A visita à Capital, distante aproximadamente 404 km do município, integra o “Projeto Educacional Conversa com Especialista”, desenvolvido pela escola. “Para nossa comunidade escolar isso não é uma visita, é sim um prêmio. É uma experiência única que vai muito além da sala de aula”, destacou o coordenador, Luzinel do Nascimento, que fez parte da comitiva de 40 estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio.


Durante a visita, os alunos foram recepcionados pela deputada Mara Caseiro (PSDB), presidente da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, que falou um pouco de sua trajetória política e profissional, além do trabalho no Parlamento.


“O funcionamento das atividades aqui na Casa de Leis pode parecer muito distante da realidade do interior [do Estado] e a visita de vocês acaba disseminando essas informações e, ainda, incentiva o acompanhamento das ações políticas daqueles que são escolhidos pelo povo”, destacou Mara.


Além de conhecer as instalações do Palácio Guaicurus, sede do Poder Legislativo, os estudantes acompanharam o início da sessão plenária e foram mencionados pelo presidente, deputado Gerson Claro (PP). A aluna Thyrine Wane Lima, de 16 anos, que cursa o 2º ano do Ensino Médio, acredita que o contato com os deputados é possível e possibilita o entendimento sobre a vida pública.


Conheça a ALEMS

As visitas institucionais de estudantes de escolas públicas e particulares aproximam o Poder Legislativo da juventude e da comunidade escolar. Para agendar a visita institucional guiada é necessário entrar em contato com a Gerência de Cerimonial da ALEMS, por meio do contato: (67) 3389-6359/6232.

Fonte: Ascom AL-MS

Comments


bottom of page