A edição 2024 dos Jogos Escolares de Nova Andradina (JENA) foi oficialmente aberta nesta quinta-feira (8) em uma cerimônia vibrante no Ginásio de Esportes Irmão Brás Sinigaglia. Cerca de 1.200 estudantes de 14 unidades escolares, das redes municipal, estadual e particular de ensino, participam do evento, que se estenderá por aproximadamente 45 dias, celebrando a força do esporte entre os jovens do município.
Os alunos competirão em modalidades variadas, incluindo Atletismo, Badminton, Basquetebol, Ciclismo, Futsal, Handebol, Karatê, Tênis de Mesa, Voleibol e Vôlei de Praia. As competições serão divididas nos naipes masculino e feminino, abrangendo as categorias infantil (11 a 13 anos) e infantojuvenil (14 a 16 anos).
A abertura contou com momentos simbólicos e de grande significado para os participantes. A condução da tocha realizada pelos medalhistas Vitória Ramos Corrêa, Jorge Luiz Jodai, Heloísa Umbelino Sampaio e Gustavo Cáceres e o acendimento da pira olímpica pelo campeão nacional das Paraolimpíadas Escolares, Roger Xavier Rodrigues. Enquanto que o juramento dos atletas foi conduzido por Dhelory Gomes, destaque do atletismo infantojuvenil.
O JENA tem como objetivo não apenas estimular a prática esportiva, mas também promover a interação entre os estudantes de todas as unidades de ensino do município, fortalecendo laços de amizade e cooperação. Além disso, o evento é uma oportunidade de mostrar o resultado dos projetos de treinamento oferecidos gratuitamente pela Fundação Nova-Andradinense de Esporte e Lazer (FUNAEL) e serve de “laboratório” para professores, que identificam talentos e formam equipes que posteriormente representarão Nova Andradina em competições estaduais e nacionais.
Com a participação entusiasmada de alunos e educadores, os Jogos Escolares de Nova Andradina 2024 prometem ser um marco na formação esportiva e cidadã dos jovens do município.
Opmerkingen