top of page

Último fim de semana com pesca liberada em rios de Estado, antes do período da Piracema

EnfoqueMS

Os amantes da pesca terão este fim de semana completo com o exercício da atividade liberado no Estado, pois a Piracema – período de defeso das espécies – começa a zero hora do domingo, dia 5 de novembro, em todo território de Mato Grosso do Sul. Dessa data e até o dia 28 de fevereiro de 2024 estará proibida qualquer tipo de pesca nos rios de Mato Grosso do Sul.


Mas os pescadores devem ter atenção que já a partir do dia 1º de novembro, por força de legislação federal, a Piracema começa no leito do rio Paraná, enquanto nos demais rios do Estado, seguem legislação estadual, com data a partir do dia 5.


A PMA (Polícia Militar Ambiental) estará com as equipes fazendo a fiscalização para garantir o cumprimento da lei.


Quem quiser aproveitar os últimos dias de pesca liberada no Estado precisa ficar atento às normas ambientais para que a diversão não se transforme em aborrecimento. A primeira providência é emitir a Licença Ambiental, com procedimento totalmente digital, que pode ser feita a partir deste link . Também é necessário usar os petrechos permitidos e observar outras regras e limitações impostas por leis que podem ser conferidas aqui.


Aos amantes da modalidade Pesque e Solte, a coordenadora da Unidade de Recursos Pesqueiros do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), Fânia Campos, lembra que devem utilizar anzóis lisos, sem farpas, e o peixe pescado deve ser devolvido rapidamente à água no local de onde foi retirado, mantendo-o sempre em posição horizontal, para que tenha condições de sobrevivência. “Também se deve evitar colocar a mão nas guelras do peixe, pois são o órgão responsável pela respiração. A mão pode contaminar o peixe e comprometer sua sobrevivência”, adverte.


Com o início da Piracema fica proibido, portanto, todo tipo de pesca no Estado, desde a modalidade Pesque e Solte, a pesca amadora e também a profissional. Apenas é tolerada a pesca de subsistência exercida por famílias ribeirinhas que dependam do peixe para sua subsistência, ainda assim só podem retirar do rio o suficiente para se alimentar, não sendo permitido estocar. Da mesma forma fica proibido o transporte de peixe a partir da zero hora do dia 5 de novembro.


Os estabelecimentos comerciais e também os pescadores profissionais que possuam estoque de peixe nativo devem preencher o formulário próprio disponível no site do Imasul e fazer a Declaração de Estoque até o dia 7 de novembro. Após essa data, estoque que não for declarado estará suscetível de apreensão. A PMA e o Imasul desenvolverão campanha de fiscalização ao longo do mês de novembro com esse objetivo.1

Comments


Rua Guenshiti Fujibayshi, 140 - Portal do Parque | Nova Andradina - MS | CNPJ 02.989.514/0001-00 | 36.193.629/0001-42

logo whats.png

(67) 99803-8083

icone e-mail.png
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

©2023 Jornal Imagem - Notícias de Nova Andradina e Região.

Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvido por Indoor Brasil

bottom of page